IVYSON, em entrevista, revela a trajetória e os bastidores de "AFINCO"

O cantor pernambucano revela os desafios, inspirações e amadurecimento artístico por trás do álbum que mistura pop, R&B e poesia. "Eu preciso ter força, eu não posso parar aqui. Tem muita gente olhando para mim, e se espelhando no que eu faço".

IVYSON, cantor e compositor pernambucano, se mudou para São Paulo em 2022, focado no trabalho musical e no crescimento como artista e, após o sucesso nas redes com “Girassol”, o EP “Retalhos” e o seu álbum de estreia, “O Outro Lado do Rio”, IVYSON explora novos territórios com “AFINCO”.

O álbum, “AFINCO” tem abordagens amorosas e explora uma linguagem pop que foi construída por IVYSON e influenciada por diversos gêneros e cantores, sendo o cantor e produtor inglês Labrinth uma das inspirações.

Conversamos com IVYSON sobre seu novo projeto “AFINCO”, os processos criativos, dificuldades e os planos futuros. O cantor nos contou como ele vê a evolução artística da sua carreira desde o início até o lançamento de “AFINCO”. “Então, a coisa mais importante que mudou foi minha visão sobre a arte e enxergar isso como um trabalho mesmo e não só como uma coisa que eu gostava de fazer ocasionalmente, fazer dentro do meu quarto, do meu jeito. E enxergar isso como um mercado e uma forma de viver mesmo. Antes de escrever e começar a produzir o "AFINCO" eu tinha uma noção muito pequena sobre o que é o todo, o que é o mercado musical e o que eu precisava fazer para me inserir de alguma forma nesse mercado.” diz o cantor. “O 'AFINCO' realmente é um retrato de um amadurecimento que eu tive nesses 3 últimos anos. Mudou muita coisa desde o começo e principalmente essa visão e poder enxergar arte como um trabalho e não só como um hobby.” elabora.



IVYSON conta que o processo criativo de produção de “AFINCO” “Foi bem natural. Eu gosto muito de compor, eu sou compositor há uns bocadinhos de anos já e é uma das coisas que eu mais gosto de fazer e eu sempre estou escrevendo música, acumulando meu catálogo de músicas para mim mesmo, sabe? Tipo, eu gosto de escrever meio que como um diário de momentos que eu estou vivendo. E quando a gente decidiu fazer o “AFINCO", eu já tinha algumas músicas que tinham uma cara parecida assim, que eu queria contar uma história de um jeito e tem umas músicas já meio que prontas”, comenta. “E o processo foi bem fluido, demorou um pouco por causa da minha agenda e a da agenda do produtor também, que a gente tinha uma certa dificuldade para se encontrar. Demorou todo uns 8 meses, mas foi bem fluido, bem leve, foi um processo que eu pude explorar bastante de várias áreas da música, da minha música, do canto, do do meu lado mais músico mesmo, do meu lado compositor.” completa IVYSON.

Além do processo criativo, IVYSON comentou também sobre as dificuldades durante a produção. “A gente trabalha muito contra o tempo, né? Quando vai produzir. Eu lembro que comecei a produzir o álbum em fevereiro de 2023. E eu não tinha muita pretensão de tipo ‘Ah tem um prazo para lançar’, sabe? Mas chega um tempo que você diz, ‘Não, agora eu preciso terminar.’ Porque eu só estava lá aproveitando, fazendo as músicas, produzindo… E a maior dificuldade é o tempo, definir o prazo para lançar, porque senão a gente fica lá, criando e criando".

A faixa “AFINCO” é uma música que fala um pouco sobre perseverança. Questionamos o cantor como essa palavra tem definido a sua trajetória como artista e IVYSON responde que “Perseverar é uma palavra que tem me regido porque para quem sai de onde eu saí, para quem veio de onde eu vim, para quem tem as características que eu tenho, é sempre muito mais difícil. A gente tem que trabalhar no mínimo 5 vezes mais para ter o mesmo reconhecimento ou algo do tipo e é só sobre acreditar. Eu tenho a graça de ter pessoas do meu lado que acreditam em mim, mas acredito que se fosse só por mim mesmo eu não teria essa força toda, sabe? Eu devo aos meus fãs também por acreditar no meu trabalho. Mas a gente tem que ter muita força de vontade para conseguir fazer alguma coisa, para conseguir sair do lugar"


“E a palavra afinco sempre bate de frente comigo, de tipo quando eu estou quase 'Meu Deus do céu, não quero fazer isso mais porque eu tô me desgastando demais. Eu posso fazer outra coisa que seja um pouco mais leve para a minha mente e tal…', mas eu me vejo nesse momento e falo 'Eu preciso ter força, eu não posso parar aqui'. Tem muita gente olhando para mim, e se espelhando no que eu faço. Eu não faço só por mim, eu faço por quem vai vir depois, sabe? Esse é o meu lema e o legado que eu quero deixar, quero deixar uma marca para a galera galgar a mesma coisa que eu fiz”, completa.

Por outro lado, a faixa “AMAR ATÉ MORRER” tem uma letra introspectiva e emocional, IVYSON reflete sobre a sua vulnerabilidade nas músicas. “É uma faixa que fala muito sobre vários momentos que eu passo até hoje e ainda não ultrapassei esse momento. Eu vivo rodeado de pessoas que gostam de falar o que é para fazer e dando pitaco sem entender muitas vezes, sabe? E é bem ruim. Eu falo sempre em entrevistas ou nas lives que eu faço. Eu gosto de seguir conforme que está acontecendo no momento e aprender com cada decisão que eu faço, mesmo que eu acerte, mesmo que eu erre, mas eu não suporto opiniões aleatórias sem embasamento e nada, sabe? E “AMAR ATÉ MORRER” eu falo muito sobre isso. Tem uma frase até que eu, sempre que eu canto, eu lembro de toda a trajetória que falo, “insistem em me dizer coisas que eu já sei, me vi querer, tanto sonhei.” 


“Eu sonhava tanto com isso que eu fiz de alguma forma conseguir realizar, né? Consegui, como eu falei no começo, me inserir no que eu precisava me inserir. E eu gosto de contar essas histórias, essas verdades que eu passo para ter uma identificação com outras pessoas, provavelmente, mas também um desabafo, porque a música também é pra mim, não é só pro público, faço a música pra mim, primeiramente, e em seguida, para o público. E “AMAR ATÉ MORRER” retrata bastante isso da trajetória”, desenvolve IVYSON.

Em turnê, levando o álbum para os palcos, IVYSON comenta: “O que mais me surpreendeu no “AFINCO”, foi que é um álbum bem pessoal, mas também é um álbum bem pop, que alcança vários públicos diferentes, porque eu pude explorar nesse álbum várias vertentes da música, vários gêneros musicais. E o que me assusta sempre é ver a galera cantando, com as músicas na ponta da língua, por exemplo, “SERENA” é uma das músicas mais fortes do álbum de longe e aconteceu um fato muito engraçado em um show que o meu microfone parou, eu fui pra frente (do palco) e pedi só pra galera cantar e eles cantaram uma música inteira e foi muito legal. E ter essa confiança no público que eles sabem e vão lá no meu perfil, leem as letras, aprendem e tal é a coisa que mais me surpreende. E ver reverberar em cada canto do país e até fora do país também é muito legal. O “AFINCO” sempre tem me surpreendido, desde o primeiro dia que eu lancei.”



O cantor comenta que para a produção do álbum “queria muito pegar uma vibe meio gringa, não uma vibe, mas alguns elementos que eu não tinha explorado tanto nas minhas músicas, por exemplo, coro vocal, elementos de sintetizadores... Coisas bem específicas mesmo. Eu ouvi bastante Labrinth, ouvi muito uma cantora também, que se chama Olivia Dean. Eu vi algumas coisas gringas, mas também houve muita coisa brasileira” diz IVYSON. “Eu queria realmente fazer uma coisa bem pop, pop de popular mesmo, assim de alcançar vários públicos com gêneros diferentes, mas eu estava embasando muito no R&B, tanto no brasileiro quanto no americano e foi bem legal, porque realmente eu consegui botar essa minha vertente da poesia, minha vertente do rap, do MPB, de tudo um pouco e misturar com esses esses elementos” completa.

Para os projetos futuros, IVYSON diz “já estou começando a compor o próximo projeto. Eu não sou muito de esperar, eu não gosto de deixar para última hora. E gosto de ter músicas para compor esse catálogo e depois é só escolher o que eu preciso e o que eu quero falar de acordo com o conceito do álbum, algo assim. Mas para os próximos meses tem bastante show em várias cidades, várias que ainda não fui, principalmente”, comenta o cantor. “tem clipe de música do “AFINCO” ainda para sair. A gente vai trabalhar bastante ainda no álbum. Não posso parar. Preciso me movimentar. Eu gosto” completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário